segunda-feira, 10 de março de 2014

EXERCÍCIO DE MENTALIZAÇÃO




Pequena mentalização muito útil que combina a respiração com a fala :
Quando você puxar o ar para o pulmão verbalize (falando ao puxar o ar para dentro)
- Mudar os meus padrões.
(Mantenha o seu corpo com a quantidade de ar que você puxou para dentro ao falar.)
E solte o ar verbalizando :
- Paciência, compaixão, compreensão, esforço, sabedoria, relaxamento, generosidade e sentido.
Tente agora manter seu corpo sem ar por 2 segundos (conte 1001/1002) e então repita a frase e o puxar de ar verbalizando continuamente.
Através desta pequena meditação estamos praticando o ato de reprogramar nosso cérebro, mudando o perfil das informações que subconscientemente enviamos para o nosso corpo quando somos estimulados externamente.
O subconsciente se modifica com trabalho continuo e refração informativa consciente*, somos animais altamente maleáveis.
Esta pequena mentalização se praticada diariamente em qualquer horário do dia por um período de 5 minutos ajuda nossas mudanças internas.
E você deve estar se perguntando porque ?
1º – Ao falar mudar os padrões estamos verbalizando uma necessidade que sentimos e que vai explorar em nosso subconsciente o que são estes padrões e deixar os “arquivos” mais expostos à reorganização.
2º – As palavras que verbalizamos para soltar o ar, tem cada uma delas um significado positivo que tende a se arraigar muito mais profundamente em nossa mente já que somos por natureza pacíficos e positivos (tenha certeza disso você é pacifico e positivo).
Cada uma das palavras tem o seu significado e a ordem que as verbalizamos não é importante, o que vale é o ato de mentalizar e entender. Faça-a de forma relaxada sem se preocupar se na 1a vez faltou uma das palavras, parte do caminho é deixar a vida fluir.
Agora vamos falar sobre cada uma das palavras :
PACIÊNCIA – Este é um dos maiores alicerces de nossos sentimentos positivos, e devemos praticar sempre que possível. É o antídoto do ódio e da raiva e nos ajuda a vivenciar boas coisas quando estamos imbuídos de seu espírito.
COMPREENSÃO – O ato que nos permite ver e ouvir o outro com isenção e de espírito aberto.
COMPAIXÃO – O sentimento que nos motiva a estar presente altruisticamente para o outro quando ele necessitar, e faz com que entendamos o que podemos dar ao outro.
ESFORÇO – Combate à preguiça nos mantém alerta e dia a dia alarga nossas possibilidades em todos os campos que queiramos nos envolver.
Com esforço geramos a capacidade de sempre fazer o melhor.
SABEDORIA – Estudar gera conhecimento ao aplicar este conhecimento a praticada vida geramos Sabedoria, quanto mais aprendemos com a prática mais ferramentas temos para ajudar aos outros e a nós.
A pessoa sábia aumenta seu entendimento e tem a capacidade de perceber de forma mais profunda os seus sentimentos e o caminho que pode seguir, distingue os diferentes estados em que se encontra e tem alicerce para crescer.
RELAXAMENTO – A atitude de manter tudo sempre em “férias”, tranqüilo, é o combustível da descoberta, do discernimento e do distanciamento . permite ver o todo sem se perder nas partes, mantém nossa vida aberta a experimentar o novo. Uma frase emblemática do relaxamento é que a beleza esta em ver a casa como um todo harmônico, no conjunto da obra, e não em cada detalhe ou curva, quadro pendurado ou louças.
GENEROSIDADE – O caminho natural da doação e do bem estar, do ser presente a quem necessita sendo proativo em relação ao mundo que nos cerca (e que é você).
SENTIDO – Para a grande maioria dos seres humanos que sentem algum tipo de “vazio” o combustível dos sentimentos negativos e apreensão, é a falta de uma “visão”, um sentido em suas vidas.
Algo maior, empírico, imensurável, motivador, inspirador e principalmente alcançável.
Portanto mentalizar esta capacidade cria a perspectiva de nossos arquivos juntarem informações fragmentadas e traze-las para frente de sua mente e pouco a pouco se transformar em um objetivo algum dia no futuro.
Esta meditação trabalha em paralelo com a respiração. Se você notar a frase que é falada para soltar o ar, é maior que a frase para trazer o ar aos pulmões. Este pequeno exercício aumenta nossa capacidade pulmonar através da renovação de ar amplificada em nosso corpo.
Lembre-se que nosso corpo se alimenta de oxigênio e expele gás carbônico, assim de forma simples estamos ajudando nosso corpo a viver melhor e renovando de forma bem natural o ar que nosso sangue carrega para nos alimentar.

Fonte:
http://spaciocampeche.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário